Dia Mundial do Judo

 Dia Mundial do Judo


No dia 28 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Judo!

O judo vem duma palavra Japonesa, Jodô.

O judo teve origem em 1882, com Jigoro Kano, um mestre das artes marciais. A data comemorativa é a data de nascimento do seu criador.

Uma curiosidade que conseguimos descobrir foi que o pai de Jigoro Kano era da marinha oficial do Japão.

Este desporto tem quase 200 anos, é uma arte marcial que nos últimos anos tem evoluído imenso.

Nós escolhemos este tema para abordar nesta edição do nosso Jornal, pois foi um dia comemorado há relativamente pouco tempo. Sendo uma modalidade que se pratica como atividade extracurricular na ELM e com um professor com muito anos de carreira nesta arte, fomos falar com o professor Nélson Brás e colocamos-lhe algumas questões:

- Há quantos anos pratica judo?

Iniciei o judo em 1980, mais ou menos, há 40 anos.

- Porquê dar aulas?

Após ser atleta e aprender como atleta, vem uma outra fase que é a de ser mestre e transmitir o que aprendemos para conseguir formar futuros judocas. Esta formação incide na integração para um melhor ser humano no seu dia a dia e como desportistas. É aqui que entram os princípios do Judo. Tudo o que aprendemos como atletas, transferimos para os judocas, é um processo cíclico.

- Já ganhou algum prémio ou uma medalha ou foi a algum torneio internacional de judo?

Já. As medalhas mais importantes que ganhei, como atleta, foi em 1998 num torneio de nível A em Munique, e em 1991 como campeão nacional de juniores.

- Gosta mais de praticar exercício físico ou de estar com crianças? Porquê?

Esta pergunta é bastante difícil, é complicado escolher um em função do outro. O ideal é sempre fazer uma conjugação das duas. E, enquanto o meu corpo me permitir vou sempre praticar, por isso, o bom é começar   por ensinar judo, não perdendo assim o contacto com a mobilidade.

 - Porquê o judo?

Porque sempre quis ser professor, desde miúdo, e o judo permitiu-me ingressar num curso superior para tirar o curso de Educação Física. Julgo que que sou uma pessoa mais feliz, pois consigo conciliar a profissão de professor de Educação Física e mestre de judo ao mesmo tempo.

  - Que curso é que tirou e que escola é que destaca no seu percurso?

Formei-me na Faculdade de Motricidade humana, que é uma Faculdade de desporto. Destaco a Escola Secundária da Amadora onde fui para a área de desporto.

 - Se só tivesse uma opção, preferia ser um judoca profissional e andar a representar o país em vários campeonatos ou dar aulas a crianças?

Preferia dar aulas a crianças pois o meu tempo de criança passou.




 Em nome do nosso Clube, deixamos um enorme OBRIGADA ao professor Nelson pela disponibilidade e ajuda que nos deu.




Autores: Rafael Simões e Maria Constança

Comentários

Mensagens populares deste blogue

#Podcast 8/25 | À conversa com o Diretor Geral SCMA

#PodCast 10/25 | À conversa no Dia do Pai

Pampilhosa da Serra